A história da logística no Brasil

Hoje, o Brasil conta com mais de 1,7 milhões de quilômetros de rodovias por onde circula grande parte da economia do país a bordo de uma frota de mais de 2,2 milhões de veículos de carga.

Este cenário acontece após longas décadas de decisões politicas, movimentação e crescimento da economia, por isso, vamos entender como chegamos até aqui através da história da logística no Brasil.

O início da logística no Brasil

Na década de 1960, o Brasil ainda não fazia ideia do dinamismo que alcançaria nos dias de hoje. Imerso em um cenário de pouca rotatividade de mercadorias, os pequenos avanços no desenvolvimento no país naquela época trouxe consigo os primeiros desafios logísticos no país.

A ideia de intensificar o fluxo de transporte, distribuição e reposição de produtos começou a avançar nesta década e economicamente o sistema começou a exigir a tomada de decisões ligadas ao alto custo das operações logísticas no país.

Em 1970 a discussão sobre o setor logístico já estava aquecida e nesta década surgiram movimentos importantes para o setor como a  Associação Brasileira de Administração de Materiais (Abam), a Associação Brasileira de Movimentação de Materiais (ABMM) e o Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais (Imam), visando regulamentar este mercado.

Já na década de 1980, o setor acelera seu crescimento impulsionado pela chegada ao país da ideia do sistema logístico integrado e em meados desta década a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) inicia seus estudos sobre as relações entre supermercados e fornecedores.

Ainda na década de 1980 surge a Associação Brasileira de Logística (Aslog) incorporando definitivamente ao país o conceito de logística.

O crescimento do conceito de logística

Em 1990 oficialmente a roda da logística começava a girar ao assumir a 

necessidade de planejamento matemático para administração, e movimentação de materiais.

Após o lançamento do plano real, o consumo passou a ser disseminado país afora e o aumento de compra gerou um aquecimento do setor logístico, que passou a encarar mais exigências do mercado.

O maior impulsionador do crescimento da logística na década de 1990 foi o crescimento da concorrência perante a chegada da globalização.

Com a virada do milênio o mundo passaria por uma grande revolução tecnológica e a história da logística no Brasil atinge um outro patamar.

Dada a necessidade de organização do fluxo de operações no setor de distribuição, a informática caiu como uma luva para a revolução do setor logístico.

A revolução tecnológica na história da logística no Brasil

A tecnologia proporciona na chegada dos anos 2000 uma verdadeira revolução no setor logístico.

Os sistemas de rastreamento, monitoramento e roteirizadores otimizam as operações logísticas e proporcionam a otimização dos serviços.

Já na segunda década dos anos 2000, a democratização no acesso à internet e a explosão do e-commerce demanda do setor logístico o máximo de eficácia e a capacidade de otimizar ao máximo o giro de estoques e a redução de custos.

Conclusão

A terceira década do milênio acaba de começar e enfrenta um dos maiores desafios que a logística já passou, uma pandemia que limita a circulação ao mesmo tempo em que aumenta as exigências do setor.

Neste contexto, toda a cadeia de empresas e profissionais do setor logístico precisa se munir de ferramentas capazes de otimizar suas operações e atender às demandas do mercado.

Conheça as vantagens que a FluxStation pode oferecer para o seu gerenciamento de pátio e leve seu negócio para o futuro da logística.